Recado de Drª. Claudia Pedral aos pais

FILHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: RUMO AO SUCESSO!

Cláudia Pedral

(Terapeuta Ocupacional)

Mundo contemporâneo, século XXI, futuro, mundo high-tec. Pensou-se em tudo, só não imaginamos que todo esse futuro traria também tanta inversão de valores, bem como abalaria a estrutura familiar e comprometeria a nova geração, que diante desses impasses, pergunto: estamos caminhando para que futuro?

Percebo hoje uma grande angústia dos pais em relação ao amanhã dos seus rebentos, que, se de um lado tem como meta fazer de seus filhos campeões, por outro vemos surgir uma geração de crianças ansiosas e menos empoderadas.

Os sentimentos fraternos não mudaram com o passar do tempo. As atitudes sim. Vemos hoje pais inseguros, com uma enorme gama de informações que os confundem, bem como leis que limitam ações. Temos uma sociedade sedutora de matérias e aquisições, imputando cada vez mais a cultura do TER.

Costumo dizer o que aprendi com um velho amigo: se queremos saber se está dando certo o que estamos fazendo, observemos os resultados. E se passarmos rapidamente sobre o mundo de hoje, seja no meio social ou nas revistas e artigos sobre educação, nos damos conta de que estamos em crise na educação, na verdade, em COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS para serem sujeitos de sucesso. E digo sucesso de valores e realizações.

Os pais sempre perguntam como fazer isso acontecer, por quais caminhos seguir?  Costumo pensar que, se antes “pé de galinha não matava”, como dizia nossas avós…. hoje, estamos assistindo uma serie de aleijões… da educação. Por isso venho aqui, não tentar trazer um manual de instruções, mas levar a caminhos, baseados em leituras, experiência e estudos, e vamos refletir sobre o caminho certo que leva ao sucesso. Ao nosso sucesso como pais e, lógico, o sucesso de nossos filhos: DE SEREM CIDADÃOS. Assim, vamos começar a pensar em quais situações eu preciso focar como MÃE e PAI do(s) meu(s) filho(s). Tenho que educá-lo(s) e educar merece atenção e dá trabalho porque para  isso tenho que ter e dar disciplina.

Lendo textos, encontro as dicas da Terapeuta, autora, mãe e avó, Diane Levy, que traz em suas reflexões, 9 dicas de disciplina que levam as crianças a serem disciplinadas e, óbvio, com rumo ao sucesso, bem como a terapeuta familiar Kathy Caprino, que traz em artigos 7 comportamentos dos pais que impedirão seus filhos de se tornarem líderes. Dra. Diane Levy orienta que PARA TER DISCIPLINA  A CRIANÇA PRECISA DE UM ADULTO COM AUTORIDADE EXPLÍCITA que O LUGAR DE AUTORIDADE SUGERE QUE:

(a) não se expliquem demaissejam mais diretos;

(b) não deem mais de uma ordem às crianças;

(c) não adulem, os pais são autoridades e devem ser respeitados em seus valores,

(d) não devem subornar  com trocas amealhadas; 

(e) muito menos ameaçá-losprincipalmente se os senhores não podem cumprir ou não conseguem.  Assim, sua autoridade ficará ameaçada e leva os senhores ao autoritarismo e agressividade.

Para resumir seus pensamentos, ela traz três atitudes que produzem efeitos positivos e resultados para o caminho do sucesso:

(f) peça, diga e aja. Peça uma vez só, você é autoridade; diga uma vez só, você é autoridade e, em último caso, evite tudo acima e aja, VOCÊ ESTÁ NO COMANDO!

Já na visão de K. Caprino, observar essas atitudes de limite deve levar os pais a equilibrar suas ações. Se querem o sucesso de seus filhos, OS PAIS DEVEM EVITAR:

  • não deixar as crianças se arriscarem erroneamente super protegendo-as, correndo ao seu socorro muito rápido, assim evitamos experiências inevitáveis para alçar grandes voos futuros
  • elogiá-los com facilidade – é importante ter critérios para esse reconhecimento evitando dar poder demais aos pequenos;
  • deixar a culpa ser um obstáculo para a boa liderança, fazendo com que não lutem por aquilo que realmente querem;
  • não compartilhar nossos erros, uma vez que tivemos nossas experiências e aprendemos, agora devemos passar somente as coisas boas;
  • não fazer o que dizemos,falando com a mais pura verdade, sem hipocrisias e evitando mentiras.
  • E, por último e com certeza um dos mais importantes: Confundir inteligência, talento e influências com maturidade. 

Srs. Pais, cada coisa no seu lugar e acima de tudo: Vamos respeitar o tempo de cada um, pois muita inteligência, sem passar pelo processo normal de desenvolvimento, não ALCANÇARÁ O SUCESSO ALMEJADO, já que é a maturidade que burila todos esses componentes.

Boa sorte e contem conosco para orientar nossas crianças e jovens sempre, sendo essa uma missão da ESCOLA GIRASSOL, ao lado de vocês!

Comentar

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - ©2014/Escola Girassol de Remanso.

Facebook
Instagram